ATUAÇÃO PROFISSIONAL

"O profissional de Artes Visuais atua como professor na Educação Básica e em todas areas que exijam conhecimentos em arte tais como: programação visual, curadoria de exposições de arte e prática em ateliê com desenho, cerâmica, gravura, serigrafia, pintura e fotografia. O acadêmico vivencia atividades unindo a prática à teoria, pois o curso de artes da UnC incentiva a pesquisa, a crítica, a produção e o ensino da arte. O curso aborda as linguagens contemporâneas e tecnologias. Propicia uma visão ampla das Artes Visuais no mundo contemporâneo e a experiência com atividades artísticas".



A ARTE ATRAVÉS DA MULTIMÍDIA

PROJETO DE:
CLEUNICE URBANEK
CRISTIANE NOVAK
JAQUELINE BONETES CARVALHO DO PRADO
ROSELI SOARES


OBJETIVO GERAL: Proporcionar ao educando o conhecimento da arte surreal, a partir da figura humana através da multimídia.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Orientar pesquisa com indicação do site oficial do artista Phillip Hallawell
• Demonstrar o programa sumo paint e suas ferramentas;
• Propor fazer artístico através da leitura de das imagens de Hallawell
• Mediar seminário temático através do MSN, para sanar duvida quanto ao conteúdo;
• Ministrar e avaliar a assimilação do conhecimento;

JUSTIFICATIVA

Com o surgimento da tecnologia, nós arte educadores encontramos um recurso didático que nos auxilia a demonstrar inúmeras imagens auxiliadoras no processo de aprendizagem do educando. Paulo Freire já nos alertava que a leitura é bem mais que decodificar palavras: é ler o mundo.
E neste mundo moderno, repleto de mensagens pictóricas, a leitura também envolve ler imagens. Aprender a ler imagens vem principalmente da necessidade de compreensão.
É comum dizer que as imagens possuem uma linguagem visual, sendo que sempre podemos questionar o quanto a imagem se apresenta em transparência para nós, isto é, a imagem se apresenta muitas vezes de uma forma mais clara e objetiva do que palavras e é importante saber classificar o quanto essa imagem é clara aos nossos olhos e principalmente ao espectador. Entendendo melhor a composição e temática das imagens, podemos chegar ao nível de entender o processo de construção de sentidos expressados em imagens, no qual jogam a intencionalidade do autor e interpretação inicial do leitor.
A linguagem multimídia no estilo surreal do artista Phillip Hallawell, utilizando-se, especificamente do programa Sumo Paint, trará ao aluno a possibilidade de conhecer mais uma forma de expressar-se artisticamente.
RECURSOS DIDÁTICOS:
• Sala de laboratório de informática;
• Imagens surreais, bem como vida e obra do artista Phillip Hallawell encontrados na Web;
• Programa Sumo Paint para o fazer artístico dos alunos;
• MSN para exposição e diálogo das produções.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
www.absolutearts.com/portfolios/p/philson
www.cybermind.com.br/hallawell
http://pt.wikipedia.org/wiki/Surrealismo

Carga horária: 20horas presencial
Publico alvo: jovens de 15 a 18 anos
Investimento: R$ 200,00 certificado oferecido pela Universidade do Contestado